5 principais maneiras de aproveitar o conteúdo gerado por consumidores e ter ótimos resultados de SEO!

Share:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Por mais de 12 anos, eu tenho trabalhado com o conteúdo gerado pelo consumidor como um elemento central do meu trabalho estratégico de SEO. Cerca de metade desse tempo foi focado na otimização de busca de anúncios de emprego para uma agência de trabalhos bem conhecida. A outra, a metade mais recente do tempo, foi focada no conteúdo do consumidor sob a forma de comentários do usuário final.

Ao longo do último período, eu era responsável pela organização e otimização de conteúdo escrito por milhões de pessoas, cerca de um número infinito de temas, cujos escritos eram para ser publicados, sem edições, em alguns dos sites mais populares do mundo.

No início, trabalhar com este grande fluxo de conteúdo, aparentemente descontrolado, fez eu me sentir sobrecarregado. Em seguida, percebi: As pessoas escrevendo este conteúdo foram os mesmos que executaram consultas de pesquisa. Assim, as frases, parágrafos e idéias escritas pelas massas tinha o potencial para se tornar a otimização de busca, de origem no público.

Quando você considera a sua estratégia de trabalhar com conteúdo gerado pelo consumidor, é importante manter os seguintes pontos em mente.

  1. Os consumidores e os comerciantes usam linguagem muito diferente

É uma simples realidade de que os profissionais de marketing são limitados. O conteúdo de marketing, muitas vezes, escrito profissionalmente é eloqüente, fala da marca, e é poderoso, mas também erra completamente muitas vezes por perder valiosas palavras-chave de busca.

Por exemplo, ao fazer algum trabalho de otimização com uma agência de viagens on-line, descobri que as regras de branding bloquearam o uso da palavra “motel”. No entanto, em certos mercados em todo os Estados Unidos, esta é a palavra-chave de que as pessoas mais utilizavam nas pesquisas. Ao excluir a palavra de seus materiais de marketing, o site pode ter sido perdendo 20% do combinado hotel / motel nas oportunidades de pesquisa por estas palavras-chave.

Oportunidade: Use o conteúdo do consumidor para ajudar a revelar as palavras que as orientações da marca restringem os profissionais de marketing de usar.

  1. As opiniões não estão isoladas

Os consumidores agora esperam que o conteúdo do comentário esteja disponível e legível, sem necessitar cliques, na página de detalhes de um produto ou serviço (e, na maioria dos casos, os usuários irão parar de ler depois de cerca de 7-8 comentários). Os motores de busca compreendem que o desejo do consumidor mostra suas preferências às páginas da Web que fornecem conteúdo dos comentários por padrão, sem cliques.

Oportunidade: Faça testes A/B para ver onde a receita por visitante e o tráfego de buscas melhoram quando o conteúdo dos comentários aderem a este princípio.


  1. Conteúdo do Consumidor pode ser reaproveitado

Contanto que você tenha direitos legais sobre o conteúdo, é completamente aceitável redirecionar comentários, perguntas, respostas, opiniões, fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo do consumidor em vários lugares onde ele pode fornecer ao usuário uma experiência desejável ou ajudar a orientar o processo de decisão do consumidor.

Por exemplo, em um site de melhorias para casa, um vídeo mostrando a técnica adequada para a utilização de uma serra circular pode ser tão relevante quanto construir uma página de categoria e uma página de produto para a própria serra. Da mesma forma, o produto ou serviço do conteúdo do comentário pode ser relevante tanto à nível de páginas de categoria- e à nível de produto de websites.

Oportunidade: Procure por páginas de valor que não têm conteúdo do consumidor, tais como páginas de nível categoria. Prossiga para a implantação de módulos que fornecem uma experiência de usuário relevante ao também adicionar uma quantidade significativa de conteúdo de valor.

  1. O conteúdo escrito pelos consumidores tem uma vida útil de 30-90 dias

Muitas vezes me perguntam: “Como muito do conteúdo do comentário é o suficiente?” A resposta é simples: “Basta que os usuários finais fiquem satisfeitos.” Para os produtos de bens de consumo, a maioria dos consumidores vão confiar em comentários com cerca de 90 dias; para a hospitalidade, 30 dias é o ponto onde a confiança das pessoas começa a declinar. Use esses prazos para orientar suas estratégias de coleta de conteúdo.

Além disso, note que a partir de uma perspectiva SEO, quanto mais fresco o conteúdo, melhor. Portanto, permita que os usuários e motores de busca sigam oportunidades de links de paginação para encontrar conteúdos mais antigos que contém potenciais caudas longas para SEO.

Oportunidade: Certifique-se de que você tem uma estratégia de geração de conteúdo em um local que forneça um fluxo constante de conteúdo de qualidade gerado pelo consumidor.

  1. Procure bots precisar de ajuda identificação de conteúdo social

Se duas frases estão lado a lado em uma página da Web e não há rótulos para indicar quem escreveu as frases, é razoável esperar que um algoritmo será capaz de identificar o tipo ou a função do autor? Não. É por isso que grandes motores de busca do mundo colaboraram em 2011 para definir as estruturas encontradas em schema.org.

Sem dados estruturados adequadamente, como os microdados de schema.org, os motores de busca não podem identificar a diferença entre profissionalmente escrito e conteúdo gerado pelo consumidor. E, se os dados estruturados são formatados de modo inadequado, os motores de busca não irão recompensar suas páginas da Web com os mimos especiais, como Rich Snippets do Google.

 

Oportunidade: Trabalhar com uma técnica profissional de SEO e implantar o sistema de rotulagem (itemprops) recomendado em schema.org; na maioria dos casos, tornará os microdados mais confiáveis e fáceis de serem trabalhados.

Estamos ansiosos para ler o seu feedback nos comentários abaixo. 🙂

Buscando maior visibilidade nos motores de busca? 
Consulte as soluções da SEMDrive, multinacional especialista em Marketing Digital: www.semdrive.com
André Vernareccia – Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios.
E-mail: andre@semdrive.com

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Related Posts

content strategy blog image

Content Strategy: 20 Questions To Ask Yourself About Your Content

As a marketing manager, it’s your responsibility to ensure that your content resonates with your audience, supports your business goals, and reflects the latest industry trends. To help you evaluate and improve your content, here are 20 essential questions to ask yourself about your B2B tech company’s content.

Do you have a project in mind?​

We are ready to work globaly. Let’s discuss!