Fonte: Thiago Sarraf
O mercado acirrado, principalmente no momento atual da economia, faz com que o desafio de abrir um negócio online ou buscar o seu crescimento seja ainda maior.
No entanto, diversas tecnologias disponíveis no mercado atualmente conseguem facilitar a realização de tarefas e proporcionam mais eficiência para as empresas, permitindo-as elaborar estratégias com foco no aumento de conversão, inclusive para o micro e pequeno empreendedor.
Para ficar por dentro desse universo, confira abaixo 4 dicas valiosas de marketing digital para alavancar as vendas online:
1. Prepare o seu negócio para o Google
Ter o seu canal de vendas bem posicionado no Google é fundamental para que a loja online seja facilmente encontrada pelos consumidores que procuram o seu produto. Dessa forma, palavras-chave são importantes para estar à frente nas buscas, bem como o endereço eletrônico e a ausência de erros. Já existem ferramentas que permitem a análise do website, dessas palavras e dos termos mais pesquisados pelos internautas de acordo com o seu negócio. Um exemplo de ferramenta é o Keyword Planner.
2. Conheça seus clientes
Conhecer quem é o seu cliente é fundamental. Para atingir o consumidor digital, é possível segmentar seus anúncios. Por isso, é imprescindível analisar o perfil do público que o seu negócio deseja alcançar para o correto direcionamento das suas divulgações. Faça testes e pesquisas para ajudá-lo a definir a melhor estratégia e evitar investimentos sem retorno. O Google Forms, por exemplo, poderá te auxiliar na criação de pesquisas.
3. Aposte em diferentes mídias sociais
Vá além do Facebook e explore mais redes, como o Linkedin, Blogs e Instagram, por exemplo. Se forem utilizadas de forma estratégica e com conteúdo relevante para o seu público, estas redes podem trazer mais visibilidade para o seu negócio e gerar engajamento com os consumidores.
4. Não deixe o mobile de lado
Sabemos que os acessos via mobile crescem num ritmo acelerado. Por isso, para aumentar a conversão em vendas via dispositivos móveis, é importante contar com um site responsivo, ou seja, que se adapte em diversas plataformas. Neste caso, um aplicativo também pode ser considerado. A ferramenta SimilarWeb consegue exibir quais páginas são mais acessadas por smartphones e poderá servir para uma comparação com sites concorrentes.